Cravolândia-Bahia

Cravolandia-Bahia.jpg

Cravolândia é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 5.145 habitantes.

O nome Cravolândia é uma homenagem ao empresário, Mário Cravo, que também foi o primeiro prefeito da cidade. Antes, a localidade era conhecida como “Olhos D´Água do Carrasco”, nome que foi provavelmente colocado pelos tropeiros que paravam para beber água, negada pelo dono da área e “ Igatiquira”, nome indígena que, dizem os moradores da cidade, significar “onça pequena”.

Cravolandia.png

História

Cravolândia foi um povoado que primeiramente pertenceu ao município de Jequiriça e, logo depois, passou a pertencer a Santa Inês. Em 8 de dezembro de 1961, foi feito um plebiscito para a emancipação política de Cravolândia. Este dia ficou conhecido como o “Dia de Sim”. Em 16 de julho de 1962, a emancipação política foi oficializada. O povoado foi elevado à categoria de município com a denominação de Cravolândia, pela Lei Estadual nº 1714, de 16 de julho de 1962.

O primeiro prefeito foi Mário da Silva Cravo, produtor de café, uma pessoa de grande influência no meio político da época, e uma das pessoas que mais contribuiu para emancipação da cidade.

Teve duas denominações até chegar a Cravolândia – Olhos D’Água do Carrasco e Igatiquira. O atual nome do município é uma derivação feita a partir do sobrenome do primeiro prefeito, Mário da Silva Cravo.

Na década de 1960, o município chegou a ser grande produtor de café. Ocorreram pragas, o plantio foi erradicado, sendo retomado nos anos 70, mas não com a mesma força.

Site oficial da cidade