Contendas do Sincorá-Bahia

Contendas-do-Sincora-Bahia.jpg

Contendas do Sincorá é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 4.663 habitantes.

Contendas-do-Sincora.png

História

A região era primitivamente habitada pelos índios maracás e tapajós. A exploração do território iniciou-se a partir de 1720 por brasileiros e portugueses chefiados por André da Rocha Pinto e seu filho Sebastião da Rocha Pinto.

O povoamento intensificou-se a partir de 1780, quando novos agricultores atraídos pela fertilidade do solo, ali se fixaram desenvolvendo a agropecuária.

Até 1926, no local onde se situa a cidade, existia apenas a fazenda Riachão. Neste mesmo ano, com início das escavações para a passagem dos trilhos da rede ferroviária federal leste brasileiro, iniciou-se também a construção das primeiras casas do povoado que estava nascendo.

Em 1928, com a inauguração daquele trecho da ferrovia, surgiram as discórdias entre os responsáveis pelas obras, engenheiros Paulo Diamantino e Zoroastro, quanto ao local onde deveria ser edificada a estação. Destas discórdias, surgiu o nome ″Contendas″, com o qual a população denominou o povoado. Por ser banhando pelo Rio Sincorá, pouco depois, passou a chamar-se Contendas do Sincorá.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Contendas do Sincorá (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 628, de 30-12-1953, com terras desmembradas do Distrito de Caraibuna, subordinado ao Município de Ituaçu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o Distrito de Contendas do Sincorá, figura no Município de Ituaçu.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Contendas do Sincorá, pela Lei Estadual nº 1511, de 06-10-1961, desmembrado de Ituaçu. Sede no antigo Distrito de Contendas do Sincorá. Constituído de 2 distritos:

Contendas do Sincorá e Caraibuna, ambos desmembrados de Ituaçu. Instalado em 07-04-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Contendas do Sincorá e Caraibuna.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transparência

O questionário aplicado pelas unidades do Ministério Público Federal no Brasil inteiro foi elaborado no bojo da ação nº 4 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) do ano de 2015, por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON), Banco Central, entre outras instituições de controle e fiscalização.

Site oficial da cidade