Conceição do Almeida-Bahia

Conceicao-do-Almeida-Bahia.jpg

Conceição do Almeida é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2014 foi de 18.583 habitantes. Distante cerca de 160 km da capital Salvador e 80 km de Feira de Santana.

O município de tem como limites Sapeaçu e Cruz das Almas ao norte e São Felipe e Dom Macedo Costa ao leste, Castro Alves ao oeste e Santo Antônio de Jesus e Varzedo ao sul.

Formado por planalto e vales a agricultura é de subsistência contando ainda com a pecuária de Gado leiteiro e de corte. Apesar de fazer parte da Zona da Mata ou Mata Atlântica o desmatamento deu lugar a pastagem para pecuária de Gado Bovino.

A origem do topônimo deve-se a combinação do nome da padroeira – Conceição, com o da família Almeida. Antes de ser município já se denominava Freguesia de Conceição do Almeida.

Conceicao-do-Almeida.png

História

O Território do Município de Conceição do Almeida pertenceu ao Município de São Felipe. No ano de 1872, os primeiros donos do terreno, onde hoje está instalada a sede do Município, construíram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, vulgarmente denominada “Capela do Almeida”, pelo fato de seus construtores serem membros da tradicional família Almeida Sande. A origem do topônimo deve-se a combinação do nome da padroeira – Conceição, com o da família Almeida. Antes de ser município já se denominava Freguesia de Conceição do Almeida.

Logo depois da Proclamação da República, os chefes políticos dos partidos Liberal e Conservador, uniram-se em um só propósito e deliberaram organizar uma comissão tendo a frente a figura do Coronel José Leandro Gesteira, para pessoalmente solicitar ao Governador do Estado a desanexação da Freguesia do Almeida do domínio de São Felipe. Foi atendido e executado o pedido pelo Ato do Governo do Estado, datado de 18 de julho de 1890, que criou o Município de Conceição do Almeida, verificando-se a sua instalação a 04 de agosto do mesmo ano. O seu primeiro Intendente, logo após a instalação do Município foi o Coronel José Leandro Gesteira. Figuraram, também, nessa luta nomes de peso como Laurentino Mastique, Severiano Pedreira de Almeida, Francisco Rocha, Gregório Malaquias de Almeida e Padre Elesbão Sampaio.

A sede permaneceu na categoria de vila de Conceição do Almeida até 16 de agosto de 1909. No dia 17, pela Lei Estadual nº 761, foram concedidos foros de cidade à sede municipal, com topônimo Afonso Pena.
Em 1944, por força do Decreto-Lei nº 12978, de 01 de junho, foi restaurado o nome primitivo de Conceição do Almeida.

Hoje o Município é formado pelo Distrito Sede, Comércio e Rio da Dona. Próximo da Sede situa-se o Povoado de Mombaça, local de nascimento do Grande cineasta baiano Fernando Coni Campos. Os naturais do lugar denominam-se “Almeidenses”

Site oficial da cidade