Como se tornar um day trader

Como-se-tornar-um-day-trader.jpgFoto: Austin Distel

Confira como se tornar um day trader. Os participantes do mercado de ações costumam ser amplamente divididos em duas categorias: investidores e negociantes.

Embora tecnicamente ambos estejam envolvidos na atividade de investimento, é a duração que tende a ser a maior linha divisória. Os investidores geralmente têm horizontes de tempo mais longos, às vezes mantendo posições em ações por anos a fio. Na outra extremidade do espectro estão os day traders.


Como se tornar um day trader

O que é um Day Trader?

No sentido mais estrito, um day trader é alguém que abre e fecha posições durante o dia de negociação, em vez de mantê-las por longos períodos de tempo. Dentro de um dia, os intervalos de tempo de negociação podem variar amplamente – incluindo durações de um minuto, uma hora ou várias horas.

Em vez de focar nos fundamentos de uma empresa, os day traders prestam mais atenção aos gráficos técnicos sobre o que o preço das ações está fazendo agora e como o preço tem se comportado historicamente, dadas certas condições.

Por exemplo, um day trader pode comprar uma posição em uma empresa falida simplesmente porque há uma tendência de alta em um determinado dia, diz Gust Kepler, CEO da empresa de software de negociação BlackBoxStocks (ticker: BLBX).

Por que você pode querer se tornar um day trader

As pessoas tendem a ser atraídas pelo day trading porque veem um amigo ganhando dinheiro, diz Nigam Arora, CEO do The Arora Report.

Aqueles que são day traders bem-sucedidos podem ganhar mais trabalhando algumas horas por dia em casa em seu laptop pela manhã do que em um trabalho de 40 horas por semana, diz Kepler.

“Pode ser muito lucrativo para as pessoas que aprendem como fazer”, diz ele.

Quais são os riscos do day trading?

Embora existam histórias de sucesso do day trading, a realidade é que a maioria das pessoas falha nisso. Kepler estima que apenas cerca de 15% das pessoas que tentam day trading têm sucesso, e ele acha que esse número é provavelmente alto porque, como fornecedor de software de trading, ele está em posição de ver muitas histórias de sucesso.

Arora coloca o número muito abaixo, dizendo que talvez 1% a 2% realmente tenham sucesso. Se você estiver negociando diariamente posições compradas em ações, o risco é “perder todo o seu dinheiro”, diz Arora.

Se você está tentando vender a descoberto no mercado, pode perder ainda mais; o risco de queda é ilimitado.

Os day traders correm o risco de não ganharem dinheiro suficiente para cobrir os custos extras de transação decorrentes da realização de um volume maior de negócios.

“Estudos acadêmicos realizados com day traders em todo o mundo constatam que a grande maioria dos day traders não tem sucesso”, diz Robert Johnson, professor de finanças da Creighton University. A mensagem central era que o comércio é perigoso para a sua riqueza.

Também pode haver um risco psicológico para o day trading se for associado a uma mentalidade de jogo que pode. Tanto o jogo quanto a negociação de ações de alto risco geram uma onda de dopamina em algumas pessoas. Quando o incentivo se torna a própria corrida induzida pela dopamina, os investidores se tornam apostadores no mercado de ações.

“Day trading não tem maior probabilidade de torná-lo rico do que uma roleta ou uma mesa de blackjack”, disse Aaron Sherman, presidente do Odyssey Group Wealth Advisors. “E assim como o jogo, quanto mais você joga, mais certeza você tem de perder.”

Requisitos para Day Trading

Se você quiser começar a negociar ações do dia, precisará de uma conta de corretora. Corretores são pessoas físicas ou jurídicas que cobram pela execução de negócios em nome de seus investidores. Os day traders provavelmente vão escolher a rota do-it-yourself (DIY) e podem preferir uma conta de corretora online ou uma corretora de descontos que permita aos investidores comprar e vender títulos de investimento por meio do site ou aplicativo da corretora.

A corretora também pode oferecer uma plataforma de negociação que exibe notícias em tempo real, permite que os negociadores vejam gráficos técnicos e fornece uma varredura que mostra quais ações estão fazendo os maiores movimentos.

Algumas plataformas permitem que os investidores façam negociações online diretamente com uma corretora por uma fração do custo tradicional ou nada, dependendo do ativo que está sendo negociado.

As corretoras de descontos ou online para investidores DIY incluem Charles Schwab Corp. ( SCHW ), Fidelity Investments, TD Ameritrade ou E-Trade. Exemplos de corretores de serviço completo incluem Raymond James Financial ( RJF ) e Edward Jones, para citar alguns.

Assim que tiver um corretor, para ser considerado um day trader padrão pela Autoridade Reguladora do Setor Financeiro, ou FINRA, você precisará financiar sua conta com $ 25.000 e fazer quatro ou mais negociações de ações abertas e fechadas em cinco negócios dias – e essas negociações devem representar mais de 6% de sua atividade de negociação total naquele período. Isso é independente do mínimo da conta da corretora, que pode ser zero dólares, mas só se aplica a clientes que negociam menos do que os day traders padrão. Existem também requisitos especiais de margem a serem considerados nas contas de negociação do dia padrão.

Esse grande pedaço de mudança pode funcionar a seu favor como um comerciante do dia, no entanto. Se você puder comprar ações com preços mais altos, ou pedaços maiores de ações com preços mais baixos, poderá ganhar mais dinheiro e obter mais retorno do seu investimento quando se trata de custos de transação.

Se você não quiser manter um saldo de $ 25.000, terá que fazer três ou menos negociações de ações em cinco dias com o mesmo corretor, negociar em um mercado internacional, ingressar em uma empresa de day trading que requer um depósito menor, abrir múltiplos contas com corretores diferentes ou comércio forex, futuros ou opções.

Como ser um Trader de sucesso

Talvez o conjunto de habilidades mais importante para se ter no day trading seja o temperamento apropriado.

Os day traders de sucesso são equilibrados, capazes de seguir regras mesmo quando há dinheiro em jogo e bons em reconhecimento de padrões, diz Arora. O day trading também exige muita disciplina, acrescenta Kepler, e mesmo aqueles que são bem educados podem se descobrir negociando em excesso em vez de desistir enquanto estão ganhando.

Se você acha que tem o que é preciso, então você vai querer se educar. Há uma abundância de recursos de comércio online gratuitos, sem mencionar os livros na biblioteca, então faça sua lição de casa se estiver pensando em pagar por cursos de comércio.

Quando você sentir que já conhece o básico, Arora recomenda começar com negociações de curto prazo, nas quais você mantém posições por uma semana ou talvez alguns meses. Combine esses prazos mais tolerantes com pequenas quantias de dinheiro.

Se você achar que está tendo sucesso, tente encurtar os prazos lentamente até que você esteja abrindo e fechando negócios no mesmo dia.

Depois de se estabelecer como um verdadeiro day trader, você passará o tempo procurando padrões técnicos promissores e ações que estão se movimentando muito, tanto para cima quanto para baixo. Você pode escanear as manchetes para ver o que está movendo o mercado ou ações individuais.

Como você pode estar vendo notícias e gráficos técnicos de várias ações, índices e outras negociações, provavelmente desejará ter um escritório em casa configurado com várias telas de computador, para não mencionar uma internet confiável de alta velocidade.

No final do dia, porém, lembre-se de que o day trading é muito arriscado, não funciona para a maioria das pessoas no longo prazo e pode ser considerado um hobby para aqueles que já são ricos.

“Com muita frequência, os investidores assistem às redes de notícias financeiras 24 horas por dia, 7 dias por semana e têm uma tendência para a ação – isto é, negociação”, diz Johnson. “O sucesso do investimento é alcançado mais facilmente tomando menos decisões e praticando o investimento de compra e manutenção.”

Fonte: US News