Caturama-Bahia

Caturama-Bahia.jpg

Caturama é um município brasileiro, localizado às margens do Rio Paramirim, do estado da Bahia. Sua população estimada em 2014 era de 9.762 habitantes.

A palavra Caturama tem sua origem no nome Catu= boa; rama=sorte, ou seja, caturama = boa sorte, sendo que durante muito tempo a palavra Caturama era traduzida como Boa Rama, isto é, Catu= boa e rama=rama, de forma errônea. Porém a partir de estudos mais detalhados, o real significado do nome tupi-guarani, é considerado Boa Sorte.

Caturama.png

História

Município do sudoeste baiano que conta com aproximadamente 10 mil habitantes. Emancipada em 1989, Caturama é uma cidade às margens do Rio Paramirim que preserva tradições como festejar em janeiro a festa do Padroeiro Forte São Sebastião. A festa se inicia com a alvorada festiva no dia 11 de janeiro e se estende até o dia 20. Os conterrâneos que residem em outras cidades aproveitam tal data para rever amigos, parentes e conhecidos. Evento este que também é conhecido pela população local, pelo nome de “Janeirão”.

Os primeiros habitantes da região eram de origem indígena. Precisamente não se sabe a etnia. Das quais poderiam ser índios Tuxás (ou rodeleiros), falantes da língua Tupi-guarani. Sobre os índios, presentes em grande parte do nordeste brasileiro, antes mesmo da colonização brasileira em 1530 , durante o século XVII tiveram o primeiro contato com homem branco (europeu) nas expedições jesuítas feitas, através dos interesses da Coroa Portuguesa, pela Igreja Católica Apostólica Romana com a intenção de catequizar os povos das terras coloniais. As quartos primeiras famílias que colonizaram a região foram Cardoso, Martins, Oliveira e Lages, sendo que as dos Lages saíram todos, mas vieram depois mais famílias por se tornar rota da estrada real que por onde passava os tropeiros em direção à antiga Chapada Velha de Diamantina. Em 30 de junho de 1887, recebe o título de comunidade, com o nome Arraial de São Sebastião, nome desvigorado na década de 1930.

Ainda distrito de Macaúbas, pelo Decreto-Lei nº 11089, tem seu nome renomeado para Caturama, “boa sorte” em tupi-guarani. Por muito tempo, as escolas locais traduziam como boa terra, erroneamente, o que mudou atualmente.

Site oficial da cidade