Catu-Bahia

Catu-Bahia.jpg

Catu é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2013 é de 55.021 habitantes.

Catu é um município próspero, com setor petrolífero definido e comercial igualmente desenvolvido. É conhecida por sua topografia irregular e fica localizada na BR-110 entre Salvador e Alagoinhas. Estando situada a aproximadamente 78 km da primeira e a 32 km da segunda.

Catu.png

História

Quando os portugueses aportaram na Bahia, viviam no território onde hoje está situado o Município de Catu, os aguerridos Patachós e Tupiniquins, que mais tarde imigraram para os sertões, fugindo à penetração dos colonos portugueses.

Até 1782, são imprecisas e vagas as notícias históricas. A área onde foi edificada a cidade de Catu integrava as terras das sesmarias do conde da Ponte, para onde afluiu grande número de colonos. Coube à igreja católica dar o primeiro passo para a fundação da freguesia de Santana do Catu abrangendo a vastidão daquelas terras.

Assim, o então 12° Arcebispo da Bahia, Dom Antônio Correia, em 1787, fundou aquela freguesia. Quase meio século depois, isto é, a 23 de julho de 1830, reuniram-se na mesma, em casa do visitador, Padre João Nepomuceno Moreira de Pinho, os vigários de Santana do Catu e o de Alagoinhas, para acertarem a demarcação dos limites de suas freguesias e chegaram a tal acordo. Essas divisas foram reconhecidas a 26 de junho de 1863 pelo presidente da Província, Dr. José Bonifácio Vasconcelos de Azambuja.

O Município de Santana do Catu surgiu a 26 de junho de 1868.

Site oficial da cidade