Catolândia-Bahia

Catolandia-Bahia.jpg

Catolândia é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2016, de acordo com o IBGE era de 3.695 habitantes. É também o menor município em população da Bahia. A cidade fica a 56 km de Barreiras, a principal cidade do oeste baiano.

Catolandia.png

História

Originalmente toda a região do Extremo Oeste Baiano, denominada Comarca do Rio de São Francisco, pertencia ao Estado de Pernambuco até o ano de 1824, onde está localizada a cidade de Catolândia, pertenceu ao município de Cotegipe (Campo Largo) até 1890, em 1891 deste território emancipou Angical e mais tarde emancipou Barreiras, e em 27 de julho de 1962 foi criado o município de Catolândia.

A região oeste Baiano na margem esquerda do rio São Francisco pertenceu a Pernambuco até meados de 1824. D. Pedro I a desligou do território pernambucano como punição pelo movimento separatista conhecido como Confederação do Equador.

A então Comarca do São Francisco foi o último território desmembrado de Pernambuco, impondo àquele estado uma grande redução da extensão territorial, de 250 mil km² para os 98.311 km² atuais. Após três anos foi cedida ao Estado de Minas Gerais e três anos depois a região foi anexada ao Estado da Bahia, em 1827.

Catolândia recebeu status de município pela lei estadual nº 1758 de 27 de julho de 1962, com território desmembrado de Barreiras.

Economia

Ao contrário dos principais municípios da região – caracterizados pela produção agropecuária de grande porte, fundamentada no plantio de cereais e na criação de rebanhos em grandes extensões de terra –, a economia de Catolândia se baseia na atividade agropecuária de subsistência, concentrada em minifúndios e geralmente familiar, centrada nas culturas de mandioca, banana, milho, cana-de-açúcar, hortaliças e na criação de bovinos. Verifica-se a produção, em pequena escala e em condições precárias, de aguardente, rapadura, farinha de mandioca e leite.

Site oficial da cidade