Caraíbas-Bahia

Caraibas-Bahia.jpg

Caraíbas é um município brasileiro do estado da Bahia, distante cerca de 585 Km da capital. Sua população estimada em 2005 era de 9.612 habitantes.

Caraibas.png

História

Caraíbas surgiu a partir da compra da Fazenda Poções, em janeiro de 1820,pelo Senhor Manoel Joaquim Pereira de Castro (velho) juntamente com Florêncio da Rocha que compra a Fazenda Pau de Colher, ambas as fazendas pertencentes ao Conde da Ponte, cujo valor da compra foi pela quantia daquela época, de RS 145.000,00(cento e quarenta e cinco mil contos de Reis),sendo o pagamento feito em quatro prestações de RS36.250,00 (trinta e seis mil e duzentos e cinquenta Reis).Começando assim o ajuntamento humano na Fazenda Pau de Colher, Poções , Alecrim e Canabravinha.

A fazenda Poções e a fazenda Pau de Colher faz divisa com o Sul e ao Norte aproximava Canabravinha, a Oeste com o desague da serra Geral (Fazenda Velha) e Leste com Sítio da Cruz.

Posteriormente ela foi sendo desmembrada em outras porções de terras que recebe denominações variadas, até resultar na fazenda Alecrim que com a utilização da água da lagoa para várias atividades era mais conhecida como Lagoa do Alecrim.

A primeira Penetração ocorrida no território desta comunidade foi devido a lagoa que servia para utilidade das pessoas para uso e consumo. Conhecida como Lagoa do Alecrim com o passar do tempo veio a surgir uma grande quantidade de uma planta popularmente conhecida por Craíba, Caraibera ou Caraiba, devido a essa nomenclatura surgiu o nome de Caraíbas a qual é pertencente a cidade de Paramirim.

Caraíbas veio a possuir as primeiras habitações ao redor da sua lagoa, uma delas foi a família Castro de Manoel Joaquim Pereira de Castro (novo) e assim aumentando as linhagens da família, Castro, Ribeiro, Magalhães, Souza entre outras a qual vem a crescer cada vez mais com uma população com mais de três mil habitantes.

Caraíbas está localizada na Chapada Diamantina seu território é abrangido pelo polígono das secas. Está situado na parte Sudoeste do estado da Bahia, e faz parte da Bacia hidrográfica do São Francisco.

Site oficial da cidade