Capim Grosso-Bahia

Capim-Grosso-Bahia.jpg

Capim Grosso é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população foi estimada em 30.662 habitantes, conforme dados do IBGE de 2019, sendo o terceiro maior município da microrregião de Jacobina.

Capim Grosso

História 

Capim Grosso tem sua historia fundamentada pela passagem de bandeirantes que cruzavam a região em busca de lugares nos quais pudessem explorar dos recursos minerais e naturais, como é o caso de Jacobina, cidade cuja rota de chegada, obriga os transeuntes vindos do Leste a passarem por Capim Grosso. As primeiras aglomerações de pessoas em Capim Grosso tiveram inicio na década de quarenta quando a família do Senhor Zózimo Amância de Araujo e sua esposa a Sra. Ursulina (o Capitão) decidem construir a primeira casa, acoplada a uma casa de farinha, nas proximidades de uma lagoa na qual havia um capim de folhas grossas, cuja aparência é de JUNCO, ali se intitulou FAZENDA CAPIM GROSSO. O local da referida fazenda é hoje uma avenida movimentada e comercial, a Avenida Senhor do Bonfim.

O pequeno vilarejo passou a ser ponto de parada obrigatória para todos os veículos que trafegavam cortando estas duas importantes estradas o que fez com que milhares de pessoas se interessassem e povoassem o lugar.

Por volta de 1940, a cidade recebe a primeira escola, a Escola Paroquial trazida por um padre austríaco chamado Alfredo Maria Haasler, missionário cisterciense que elege a região de Jacobina para atuar e tem como metas de seu sacerdócio a educação e a assistência à saúde.

No ano de 1984, Capim Grosso tem sua emancipação declarada pelo Sr. Carlos Alberto Pires Daltro (Dr. Carlito ou Carlitão) que, à época prefeito de Jacobina, promulga e realiza o plebiscito público pela emancipação do já distrito de Capim Grosso. O povo em euforia por tornar capim grosso território independente da velha mãe, como assim se chamava a cidade de Jacobina, escolhe pela emancipação do distrito. Em 09 de Maio de 1985, Capim Grosso é declarada cidade de fato e realiza a sua primeira eleição, elegendo o Sr. Cesiano Carlos do Nascimento, como primeiro prefeito da cidade.

Geografia

A cidade encontra-se posicionada numa excelente localização geográfica no cruzamento das BRs 407 e 324 que fazem a ligação entre a capital do estado da Bahia, Salvador, com a região central da Bahia e com as regiões oeste da Bahia e norte do país.

Hidrografia

O município é banhado pelas Barragens do Distrito de Pedras Altas e do município de São José do Jacuípe que atualmente abastece vinte e três municípios e mais de uma centena de localidades. A barragem está implantada no rio Itapicuru – Mirim. O sistema principal é vinculado a nove subsistemas, que atendem os municípios de Capim Grosso, São José do Jacuípe, Capela do Alto Alegre/Pintadas; Gavião; São Domingos/Ouro Verde/Santa Rita/de Valente; Nova Fátima; Barreiros/Terra Branca/Peões; Pé de Serra/Tabuleiro de Santo Agostinho/ SAA de Aparecida; Riachão do Jacuípe/Chapada/Italmar/Ichu/Candeal.

Economia

A atividade econômica se concentra em atividades de comércio e prestação de serviços. Destacam-se os serviços automotivos devido ao grande fluxo de veículos que transitam pelas rodovias que cortam a cidade. O comércio tem maior movimento às segundas-feiras dia no qual se realiza a maior feira livre da região.

Educação

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica registrado no município em 2017, foi de 4,4 pontos, superando a meta estabelecida de 4,2 e em ascensão, desde 2005.

Site oficial da cidade