Canavieiras-Bahia

Canavieiras-Bahia.jpg

Canavieiras é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2018 era de 31.301 habitantes.

Existem duas versões sobre a origem do nome do município de Canavieiras. A primeira é uma tentativa de dar mérito ao nome da família Vieira (o que é uma falácia devido que a família era famosa pelas atrocidades realizadas, portanto nunca teriam essa honra), neste caso o radical Cana, seria relacionado aos grandes canaviais (economia da época) e Vieira, família Portuguesa de antigos moradores da vila até meados de 1912, quando a vila era conhecida como “Princesinha do Sul”.

Canavieiras.png

História

Os primeiros habitantes do município de Canavieiras foram portugueses e brasileiros vindos de Ilhéus, por volta da primeira década de 1700, século XVIII, fugindo pelo que se encontra nos registros dois índios pataxós que saqueavam a região, ou em procura de terras mais férteis que supunham existir mais adiante. Eles migraram para a foz do Rio Pardo onde hoje se encontra a sede do Município.

O município criado com território desmembrado de Ilhéus, com a denominação de Imperial Vila de Canavieiras, por Resolução Provincial de 13 de dezembro de 1832. No início fixaram-se na região de Poxim (que era pouco frequentado pelos indígenas, essa denominação vem do Tupi “pequeno e feio”) onde foi criada a Freguesia de São Boaventura do Poxim, por Alvará Régio de 11 de abril de 1718, do Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sebastião Monteiro da Vide, a nova ilha as margens do Rio Pardo se mostrava mais favorável e com terras mais férteis, onde se deu início ao cultivo da cana-de-açúcar. Foi elevada à categoria de cidade por Ato Estadual de 25 de maio de 1891, do então governador José Gonçalves da Silva.

Em 1746 a história econômica de toda a região sul da Bahia começou a ser mudada em Canavieiras, quando Antônio Dias Ribeiro plantou as primeiras sementes de cacau nas margens do rio Pardo, na Fazenda Cubículo. Com as diversas crises seguidas da cultura cacaueira, tendo como ápice destas a “Vassoura-de-bruxa”, passou a dar maior atenção ao turismo, em especial a partir da década de 1980.

Conhecida também pela pescaria de marlim azul, uma nobre pescaria esportiva conhecida no mundo inteiro. Também um dos pontos mais conhecidos para pescaria esportiva de robalo. Canavieiras tem como principal comida típica a “cabeça de robalo”, que curiosamente nada tem a ver com este peixe.

Canavieiras é também conhecida como a igreja mãe das Assembleias de Deus na Bahia, pois na cidade foi fundada a primeira igreja dessa denominação evangélica no estado.

De Canavieiras derivaram-se os municípios de Camacã, Santa Luzia, Mascote, Potiraguá, Itapebi, Pau Brasil, Arataca que foi derivada de Una, que também pertenceu a Canavieiras.

Site oficial da cidade