Campo Formoso-Bahia

Campo-Formoso-Bahia.jpg

Campo Formoso é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2016 era de 73.118 habitantes, segundo o IBGE.

Campo-Formoso.png

História

O Município de Campo Formoso teve sua emancipação política em 28 de Julho de 1880, através da lei provincial de nº 2051, sendo desmembrado do município de Senhor do Bonfim. O local onde está situada a cidade de Campo Formoso foi, nos seus primórdios, um aldeamento indígena. Os missionários da Companhia de Jesus incumbidos da catequese dos silvícolas da região, prestando aos primeiros habitantes assistência espiritual e orientando-os também na vida secular, contribuíram decisivamente para a prosperidade da povoação que aí se formou.

Seus primeiros colonizadores foram os portugueses, que escravizaram os índios que existiam. Esses colonizadores trouxeram novos hábitos culturais, tradições e heranças religiosas do catolicismo, e o culto aos santos.   As primeiras edificações dos portugueses, além de suas casas, foram as igrejas, para as cerimônias religiosas e dias santos. Santo Antônio, santo português nascido em Lisboa, defensor dos fracos e oprimidos e também conhecido com santo casamenteiro, foi adotado como padroeiro da cidade e até hoje é comemorado o dia de Santo Antônio.

Campo Formoso também é conhecido como “cidade das esmeraldas “, por existir no povoado de Tuiutiba um garimpo com esmeraldas distinguidas como de melhor qualidade, em comparação com outros garimpos de esmeraldas do Brasil. A cidade também recebe esse título pela comercialização dessas pedras no centro da cidade – “feira do rato” – onde se comercializam as pedras do município e das cidades vizinhas, e que é o conhecido “rolo”, troca de pedras por televisores, celulares, casas, entre outros. A “feira do rato” surgiu com a descoberta das minas em Carnaíba, a 42 Km de Campo Formoso. Os garimpeiros costumavam se encontrar nesse local porque era de fácil acesso para os compradores e por lá existir bares e restaurantes.

Site oficial da cidade