Camamu-Bahia

Camamu-Bahia.jpg

Camamu é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2013 era de 37.207 habitantes.

O município de Camamu localiza-se na Costa do Dendê, litoral sul do estado da Bahia, às margens da rodovia BA-001.

Camamu.png

História

Camamu é uma das mais antigas cidades brasileiras. Foi construída em dois andares, como Salvador. Na cidade alta estão as antigas igrejas e casas coloniais, na cidade baixa, o porto e os comércios.

A região era inicialmente habitada pelos índios Macamamus. A origem de Camamu remonta a 1560, quando jesuítas ergueram a capela de Nossa Senhora da Assunção de Macamamu, dando nome à aldeia.

O povoado chegou a ser o maior produtor de farinha de mandioca do Brasil. Rico, foi alvo da cobiça de piratas e invasores.

De 1624 a 1627 a aldeia sofreu vários ataques dos holandeses. Para se proteger de novas invasões, a população obstruiu a passagem para o porto com pedras enormes que ficaram até hoje, obrigando os barcos a ziguezaguear no canal para atingir o porto. Em 1693 a aldeia foi elevada à condição de vila e recebeu o nome de Camamu.

Em 1782, por ordem da Coroa Portuguesa, o bandeirante João Gonçalves da Costa abriu a primeira estrada ligando Camamu ao sertão baiano. Pela sua importância para a vida econômica da província, ficou conhecida por «Estrada das Nações».

Camamu foi elevada à condição de cidade em 1891. Em 1961, seu território foi desmembrado para formar o município de Ibirapitinga. Atualmente o município conta com mais de 32.000 habitantes e ocupa uma área de 885,20 km².

Baía de Camamu

baía de Camamu é a terceira maior baía do Brasil e a segunda do estado da Bahia, ficando — em volume de água — atrás da baía de Todos os Santos e da baía de Guanabara, esta última no estado do Rio de Janeiro.

Possui diversas ilhas em tamanhos variados, praias e ambiente preservado de mata e mangues.

Situada no litoral sul da Bahia, a 335 quilômetros da capital, Salvador, possui lugares históricos e turísticos como Igrapiúna, Camamu e Maraú.

Site oficial da cidade