Cabaceiras do Paraguaçu-Bahia

Cabaceiras-do-Paraguacu-Bahia.jpg

Cabaceiras do Paraguaçu é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2018 é de 18.512 habitantes.

Cabaceiras-do-Paraguacu.png

História

A história do Município está lastreada na história do Poeta Castro Alves e de sua família. Por volta de 1840, o Tenente Coronel José Antonio da Silva, avô de Castro Alves, mandou construir uma fazenda na freguesia de Muritiba titulada de Fazenda Cabaceiras nas terras que rodeavam a casa. Em 1843, veio morar na fazenda a casa. Dr. Antonio José Alves, doutor em medicina e D. Clélia Brasília da Silva Castro, dona de casa. Em 1847 neste local, nasceu Antonio Frederico de Castro Alves, o Cecéu, como era chamado pela família e amigos do Poeta; era o segundo dos seis irmãos.

Com o passar dos anos, a feira de Cabaceiras foi atraindo compradores de outras regiões, fato que ajudou o povoado a crescer passando à condição de Distrito em 1953, pela Lei Municipal nº 628, sancionada pelo Município de Muritiba ao qual pertencia.

A luta pela autonomia política da população cabaceirense, durou aproximadamente 36 anos, quando o povoado de Cabaceiras se tornou distrito, até 13 de junho de 1989, quando através da Lei Municipal nº 5010 elevas-se a categoria de Município, conquistando a tão sonhada liberdade política.

Cabaceiras é um Município composto por belas paisagens e pontos turísticos, dentre eles podemos encontrar a nascente de Olhos D’água, que apesar do aquecimento global, do desmatamento e dos diversos tipos de degradação, ainda continua viva e transbordando beleza para os moradores e visitantes.

Site oficial da cidade