Caatiba-Bahia

Caatiba-Bahia.jpg

Caatiba é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população, segundo o censo de 2010, era de 11.448 habitantes.

“Caatiba” é um vocábulo oriundo da língua tupi. Significa “ajuntamento de mata”, através da junção dos termos ka’a (“mata”) e tyba (“ajuntamento”). O topônimo deriva da existência, outrora, de matas fechadas no território.

Caatiba.png

História

Primitivamente, a região de Caatiba era habitada pelos índios Imborés e Mongoiós. O povoamento começou em fins do século XIX por aventureiros a procura de terras férteis para a agricultura e pecuária.

Em 1899, fugindo da seca, Francisco Viana de Castro foi para Caatiba, sendo um dos pioneiros do povoamento da região.Devemos também destacar a figura de Galdino Félis Barreto (residiu em frente à praça Clériston Andrade e faleceu em 1981, com quase cem anos de idade), um dos primeiros homens a desmatar essa região. Ele veio descendo de Vitória da Conquista à procura de novas terras para plantar.

O território de Caatiba pertencia à cidade de Vitória da Conquista, sendo criado o distrito de Matas de São Paulo em 7 de outubro de 1937. Depois, pelo Decreto Estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, passou a se chamar Caatiba. Foi desmembrado do município de Vitória da Conquista pela Lei nº 1.401, de 1º de Abril de 1961.

Caatiba possui o distrito-sede e o de São José do Colônia. O distrito de São José do Colônia pertencia ao município de Itambé. O distrito de Icaraí do Ranulfo pertencia a Caatiba, sendo atualmente pertencente ao município de Nova Canaã.

Criado legalmente em 13 de maio de 1982 através da lei sugerida pelo deputado Naomar Alcântara, o distrito de Icaraí do Ranulfo surgiu de uma pequena propriedade de Manoel Antônio dos Santos, que a vendeu em 1938 para Ranulfo Requião. Este muito contribuiu para o desenvolvimento da região de Icaraí. Pela Lei nº 12.565, de 10 de janeiro de 2012 o distrito de Icaraí passou a pertencer a Nova Canaã.

Pertence a este município as seguintes comunidades: Rio de Areia, Serra Pelada, e outras que são como povoados próximos a área urbana da cidade Caatiba, nestes povoados existem fazendas, escolas, unidades básicas de saúde (UBS), cachoeiras, rios, montanhas e muita floresta.

Site oficial da cidade