Brumado-Bahia

Brumado-Bahia.jpg

Brumado é um município brasileiro no interior da Bahia, região Nordeste do País, precisamente na mesorregião do Centro-Sul do Estado, na microrregião de mesmo nome, a 555 quilômetros da capital estadual, Salvador. Sua área territorial é de 2 207,612 quilômetros quadrados, sendo a área da sede ocupando 2.174 quilômetros quadrados e altitude de 454 metros. Sua população estimada em 2018 foi de 67.048 habitantes.

Ensina Teodoro Sampaio que o nome Brumado, em tupi, é Itimbopira (Y – timbó – pyra), que significa enevoada, coberto de bruma.

Brumado.png

História

O padre José Dias, para justificar o nome Brumado, costumava relatar que o nome se originava da Serra Geral e da Chapada Diamantina, que, à norte quando acontece a cerração, o amanhecer é coberto por brumas descendo das Serras das Éguas cobrindo a cidade.

Outra versão: A origem do nome Brumado ou o seu étimo está ligado à palavra bromo (bromo). Era empregada pelos mineradores e bandeirantes para designar perda ou engano, mistificação ou desaparecimento do outro na lavra ou córrego que se supunha rico desse minério.

Com a ortografia antiga se denominava qualquer lugar onde a formação do ouro e a sua pinta eram aparentemente boas, enganando os faiscadores e mineiros que, decepcionados, deixavam o local à procura de outro, mais promissor.

Segundo Bluteau, dicionarista, o termo Bromado tem sua origem no castelhano “broma”. “Bromar” e embromar são verbos do dialeto regional (bromado, explica o escritor mineiro Nelson de Serra, é o que virou Ogó, por ter sumido da mina ou córrego ou rio

Outra versão: Na época da mineração, o rio Bromado era vasculhado na busca do ouro. Para separar o cascalho do ouro os mineradores usavam um metal chamado bromo, de cor vermelho escuro, muito reativo e venoso, que tingia as águas do rio de cor vermelha. Daí, passaram a chamá-lo de Rio Brumado (origem do Rio Brumado). Durante a seca, com a falta de água no seu leito, os habitantes ribeirinhos diziam: “O rio bromou”!

Ou este nome Brumado teria tomado de empréstimo ao homônimo (que é aquele que tem o mesmo nome) Rio Brumado, que descendo de Rio de Contas, também atravessa algumas terras da nossa região.

Caracterização geral do município 

Conhecido como a capital do minério, o município de Brumado situa-se na Região Sudoeste da Bahia, limitando-se com os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Aracatu, Rio de Contas, Malhada de Pedras, Caetité, Jânio Quadros e Rio do Antônio.

O município está inserido no Polígono das Secas, o que dificulta o crescimento das atividades.

É o município de melhores índices de desenvolvimento social e econômico da região, excetuando-se a cidade de Vitória da Conquista. Estes índices, juntamente com o fato de Brumado ser um importante entroncamento rodoviário (BA 262, BA 148 e BR 030), tornaram o município um natural polo de atração para os vizinhos.

Site oficial da cidade