Boquira tem temperatura mais alta do país

Boquira-tem-temperatura-mais-alta-do-pais.jpg

Boquira-BA tem temperatura mais alta do país, diz estudo da Gazeta.

Após os termômetros registrarem números superiores a 50º C, o município de Boquira, na região Centro-Sul, liderou o ranking das cinco cidades com as temperaturas mais altas do país nos últimos dois dias.

Devido ao calor intenso, a cidade ganhou destaque na edição do BATV, jornal da Rede Bahia, desta segunda-feira (18). A lista também incluiu os municípios de Itaobim-MG, Araçuaí-MG, Itapetinga-BA e Barra-BA.

De acordo com a previsão, uma frente fria que vem do Sul da Bahia somada com a umidade vinda da Amazônia deve aumentar a quantidade de nuvens no Sul. Por conta disso, as chances de chuva aumentarão em toda a região nos próximos dias.

O que é Temperatura?

Temperatura é uma grandeza física que mede a energia cinética média de cada grau de liberdade[nota 1] de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico.

Em sistemas constituídos apenas por partículas idênticas essa definição associa-se diretamente à medida da energia cinética média por partícula do sistema em equilíbrio térmico. Esta definição é análoga a afirmar-se que a temperatura mensura a energia cinética média por grau de liberdade de cada partícula do sistema uma vez consideradas todas as partículas de um sistema em equilíbrio térmico em um certo instante.[nota 2] A rigor, a temperatura é definida apenas para sistemas em equilíbrio térmico.

O Sistema Internacional de Unidades estabelece uma escala específica para a temperatura absoluta. Utiliza-se a escala kelvin para a mensura, com o ponto triplo da água a 273,16 K como o ponto fundamental de fixação. Outras escalas forem sendo utilizadas historicamente. A escala de Rankine, que utiliza o grau Fahrenheit como unidade de intervalo, está ainda em uso como parte do sistemas de unidades inglesas de engenharia em alguns campos de estudo nos Estados Unidos. A Escala Internacional de Temperaturas de 1990 (ITS-90) fornece meios práticos de se estimar a temperatura termodinâmica com um elevado grau de precisão.