Boa Vista do Tupim-Bahia

Boa-Vista-do-Tupim-Bahia.jpg

Boa Vista do Tupim é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 19.048 habitantes.

Boa-Vista-do-Tupim.png

História

A área da chapada diamantina, que hoje fazem parte de Boa Vista do Tupim e municípios próximos, era habitada por índios da tribo Maracás, que foram expulsos de seu território por volta do século XVII, quando foi iniciada a penetração das bandeirantes na região, em busca de ouro. A partir daí, teve início a convenção das primeiras sesmarias e abertura de estradas para a Serra do Orobó, onde se iniciava a exploração aurífera. Com essas penetrações, foram se formando os primeiros núcleos populacionais na Chapada.

Conta-se que no final do século XIX, um casal – Berto e Bibiana –, de origem banta, adquiriu a fazenda peixe, vendida em 1918 ao Senhor Juvino Amaral, que acertou a permanecia do casal na propriedade, expulsando-os posteriormente, juntamente com os outros parentes. Após a expulsão, Berto comprou a área conhecida como Tamburi, onde hoje é a Rua 13 de Maio (bairro dos artistas). A fazenda se estendia e a casa sede ficava onde hoje é o prédio da prefeitura.

O Distrito foi criado com a denominação de Boa Vista, pela Lei municipal nº 47, de 4 de outubro de 1920, aprovada pela Lei estadual nº 1.470, de 16 de maio de 1921, subordinado ao município de Itaberaba.

Pelo Decreto-Lei estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1948, confirmado pelo Decreto-Lei estadual nº 12.978, de 1º de abril de 1944, o distrito de Boa Vista tomou o nome de Boa Vista do Tupim, permanecendo ao mesmo município de Itaberaba.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Boa Vista do Tupim, pela Lei estadual nº 1.729, de 19 de julho de 1962, desmembrado de Itaberaba. O município foi constituído por 2 distritos: Boa Vista do Tupim (sede) e Brejo Novo. Foi instalado em 7 de abril de 1963, com a posse dos primeiros vereadores eleitos, e tendo como primeiro prefeito eleito, pelo voto direto, o coletor estadual Sr. Oscar Luiz Pires da Costa.

Site oficial da cidade