Barro Preto-Bahia

Aurelino Leal-Bahia

Barro Preto é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 7.576 habitantes.

Barro-Preto.png

História

Era originalmente um distrito de Ilhéus, chamado então de Limoeiro, e criado pelo Decreto nº 8.678 (de 1933). Cinco anos depois, o distrito passou a pertencer a outro, chamado Morro Redondo, passando a se chamar Barro Preto.

Em 1955, com a emancipação de Itajuípe, Barro Preto foi incorporado ao novo Município.

Em 1962 foi finalmente emancipada, com a Lei Estadual nº 1.678, de 17 de abril, daquele ano, sendo sua instalação no ano seguinte, quando assumira o governo do estado o ex-Prefeito de Jequié, Lomanto Júnior. Este conseguira para a nova cidade suas primeiras instalações de água e luz, o que motivou a mudança do nome original – Barro Preto – para homenagear este político.

Com a Lei Estadual nº 2.449, de 10 de abril de 1967, Barro Preto passou a chamar-se Governador Lomanto Júnior, em homenagem ao ex-governador do estado Lomanto Júnior, cuja vigência dependia da promulgação da divisão do Estado da Bahia. No entanto, pelo parecer da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do estado da Bahia, órgão responsável pela divisão territorial do estado, o município de Governador Lomanto Júnior voltou a denominar-se Barro Preto.

No ano de 2009, o Edil ALAN RODRIGUES BOMFIM, impetrou a emenda à Lei Orgânica Municipal, com a co-autoria dos Vereadores Francisco Cardoso da Silva e José Raimundo Barbosa Gusmão, pela Definição da TOPONÍMIA, do Município definitivamente pela denominação BARRO PRETO, com o título de cidade “CACAU CABRUCA”.

Localização

O município tem apenas dois vizinhos: ao norte e a leste, Itajuípe; ao sul e oeste, Itabuna. Está localizada na Microrregião de Ilhéus-Itabuna.

Economia

Barro Preto está no centro da região cacaueira, duramente afetada com a introdução na região da doença conhecida por vassoura-de-bruxa. Em 2002, possuía nove mil e cem hectares plantados, com uma produção anual de 1 425 toneladas do produto.

Educação

Em 2010 Barro Preto foi contemplada com o Projeto UCA, sendo a Escola Jesus Bom Pastor a escolhida para a efetivação do referido Projeto. Os professores estão passando por um processo de formação continuada e os laptops já estão sendo incorporados na economia educativa. Após a inserção do projeto UCA (Um Computador por Aluno) na Escola Municipal Jesus Bom Pastor, temos percebido uma grande transformação no comportamento de cada educando, pois o interesse, a participação e a disponibilidade que todos têm demonstrado para estar ajudando o outro está sendo fundamental para o crescimento educacional de cada discente. Percebe-se que o suporte não veio só para ser mais uma ferramenta, mas para fazermos uso de uma forma prazerosa e demonstrarmos que estamos aprendendo constantemente.

A Escola Municipal Jesus Bom Pastor tem o maior índice do IDEB atual no município, 4.6. Esta escola foi fundada em 1998, pelo padre Aldemiro(miro), ela está situada na rua Ladislau Carvalho. Hoje contém 17 funcionários, tem 7 salas em funcionamento, do maternal até o 5º ano, com 160 alunos. Foi contemplada pelo projeto UCA (um computador por aluno) em 2006, mas só em 2010 que o projeto deu início. A partir deste projeto temos percebido uma grande transformação no comportamento de cada aluno, mostrando assim um grande desempenho juntamente com os educadores e pais de alunos desta unidade escolar.

Site oficial da cidade