Aratuípe-Bahia

Aratuipe-Bahia.jpg

Aratuípe é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população estimada em 2017 era de 9.171 habitantes.

“Aratuípe” é um termo oriundo da língua tupi. Significa “na água de aratu”, através da junção dos termos ara’tu (“aratu”) ‘y(“água”) e pe (“em”).

Aratuipe.png

História

Na época da chegada dos colonizadores portugueses, no século XVI, a região era habitada pelos índios tupinambás. Segundo a tradição, o primeiro europeu a habitar a região foi Paulo de Argolo Menezes, que adquiriu sesmarias na região doadas pela coroa portuguesa. Paulo teria fundado o povoado de Santo Antônio na região.

Em 1859, a Igreja Matriz da cidade foi visitada pelo imperador brasileiro dom Pedro II e por sua esposa, dona Tereza Cristina.

Em 7 de fevereiro de 1890, foi formado o município de Santana do Aratuípe com territórios desmembrados de Nazaré e de Santo Antônio de Jesus.

A economia local fundamenta-se na produção artesanal de produtos cerâmicos, como potes, panelas, telhas e tijolos, na extração de piaçava e dendê e culturas agrícolas. Conforme registros na Junta Comercial do Estado da Bahia, possui doze indústrias, ocupando a 133ª colocação no ranking estadual e 25 estabelecimentos comerciais, ocupando a 281ª colocação no ranking estadual. Seu parque hoteleiro registra 28 leitos. Registro de consumo elétrico residencial (quilowatts por habitante): 86,88 – 176º no ranking dos municípios baianos.

Site oficial da cidade