Aramari-Bahia

Aramari-Bahia.jpg

Aramari é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2013 era de 11.157 habitantes.

Possuía importante oficina de manutenção da Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro.

Aramari.png

História

No final do século XVII, surgiram na região onde situa o município, algumas propriedades agropecuárias que, com o decorrer dos anos, transformaram-se em povoações.

Uma delas foi denominada Olhos d′ Água que por volta de 1850 já se constituía num pequeno arraial. Mais tarde, tendo aumentado o número de casas comerciais e residenciais, também foi construída uma capela dedicada a nossa Senhora da Conceição.

Dado ao elevado números de fiéis e a eficiente assistência religiosa a eles prestada por ministro da igreja católica, foi criada em 1879 a freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Olhos d′ Água, dando à localidade a condição de sede de distrito de paz, pertencente ao município de Alagoinhas.

Àquela altura estava construída a estrada de ferro ligando Salvador a Juazeiro. Coube ao lugar de nome Aramari, a 8 quilômetros de Olhos d` Água, um ponto de parada de trem. Formou-se aí um povoado que lhe conservou o nome.

Como estação da estrada de ferro Leste Brasileiro, Aramari desenvolveu-se e, em 1909, foi para ele transferida de Olhos d`Água.

O topônimo é de origem tupi e, segundo Teodoro Sampaio, significa ″ o rio das baratas ou dos lambaris″.

Site oficial da cidade