Apuarema-Bahia

Apuarema-Bahia.jpg

Apuarema é um município brasileiro do estado da Bahia, com população estimada, em 2010 de 7.463 habitantes.

Apuarema.png

História

Lote de terra cedido ao Coronel José Novaes pelo governo, que foi subdivido, vendido a amigos e repassado a seus herdeiros. Teve como sede do povoado a Fazenda Bomfim (Propriedade do Coronel), que pouco se desenvolveu. Já do outro lado do rio uma nova vila se desenvolvia mais rapidamente, a Filanésia, um dos lotes que foi vendido ao sobrinho do Coronel, Filadelfo. Pertenceu a Jequié, a Jaguaquara e quase 100 anos depois, em 13 de junho de 1989 foi emancipada pela Lei Estadual nº 5.003. Com a emancipação, Apuarema e seu distrito, Filanésia, se tornaram somente Apuarema. O novo município foi instalado em 1º de janeiro de 1990.

O município obteve o pior resultado do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mede o nível da educação brasileira, analisado a partir de dados de 2009. A nota registrada foi 0,5 em uma escala de 0 a 10, na qual a meta era 2,6, e os resultados anteriores foram 2,1 em 2005 e 2,7 em 2007.

Transparência

O questionário aplicado pelas unidades do Ministério Público Federal no Brasil inteiro foi elaborado no bojo da ação nº 4 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) do ano de 2015, por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON), Banco Central, entre outras instituições de controle e fiscalização.

Site oficial da cidade