Aporá-Bahia

Apora-Bahia.jpg

Aporá é um município brasileiro localizado no leste da Bahia. Sua população é de 17.085 habitantes e sua área é de 572 km² (29,36 h/km²), segundo o censo do IBGE de 2002, desmembrado do município de Inhambupe em 14 de agosto de 1958 com a resolução de nº 89, ficou autorizada a criação do município de Aporá concretizada pela lei nº 1.021, assinada na mesma data referida.

O topônimo é um vocábulo de origem tupi e significa ″monte isolado e distinto em terra unida″. Os nativos de Aporá são chamados aporaenses.

Apora.png

História

O território integrava a Sesmaria da Casa da Torre de Garcia D′Ávila. Seu povoamento iniciou-se na primeira metade do século XIX, por colonos que ali se estabeleceram desenvolvendo a criação de gado e a lavoura de subsistência.
A fertilidade das terras, apropriadas à lavoura e à pecuária, atraiu outras famílias que ali se instalaram, concorrendo para a formação do povoado Aporá.

Em 1816, elevou-se o povoado à freguesia, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Aporá, filiada à freguesia do Divino Espírito Santo de Inhambupe.
O arraial desenvolveu-se em função da agropecuária. Em 1958, criou-se o município com o nome simplificado para Aporá.

Geografia

O município de Aporá é composto por vários povoados e um distrito chamado Itamira, Fazenda Sítio, Mangabeira, Lajinha, Barrajado, Marcelina, Cidade Nova, Marambaia, Chapada, Pedrinhas, Piçarra, Retiro de Dentro, Retiro de Fora, Olhos D’Água entre outros.

Projetos

Fundação Magno Alves

Inaugurada em 20 de janeiro de 2007, a Fundação Magno Alves é um projeto do Jogador Magno Alves de Araujo, que visa lazer, esporte e educação, mas o principal objetivo e cuidar das crianças carentes da cidade.

Cultura

Festas tradicionais

  • Casamento da Maria – Realizado no período do São João (23 de junho), festa tradicional onde o homem se veste de mulher, e mulher veste-se de homem.
  • Festa do Padroeira da Cidade: Nossa Senhora da Conceição, que realiza-se dia 8 de dezembro.
  • Tradicional Churrasco de São João – Realizado no período de São João (24 de março), tradicional churrasco onde aglomera pessoas de vários lugares, e que hoje já está na XVII Edição, criado pela Família Dantas.
  • Festa de Réveillon – Realizado no fim do ano com bandas, para comemorar a virada de ano.
  • Festa de Reis (Itamira) – Festa Realizada entre os dias 5 e 6 de janeiro no distrito de Itamira, com encenação do grupo de teatro “Estrela de Itamira”.
  • Festa de São Roque – Realização dia 15 de agosto.

Datas comemorativas

  • 8 de Dezembro – dia da padroeira de Aporá
  • 14 de Agosto – aniversário do município
  • 15 de Agosto – dia de São Roque
  • 6 de Janeiro – dia de Reis

Site oficial da cidade