Andaraí-Bahia

Andarai-Bahia.jpg

Andaraí é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 13.153 habitantes.

Andaraí, palavra proveniente de Andirahy, que na língua Tupi-guaraní, significa “Rio dos Morcegos”. Andira: morcego, Y: água, rio. Nome inspirado provavelmente nas cavernas da região.

Andarai.png

História

O território do município foi primitivamente habitado ou visitado pelos índios Cariris, sendo resquícios daquela época os nomes indígenas dados a localidades e a acidentes geográficos, como por exemplo, Andiray (depois transformado no topônimo Andaraí), Andira (morcego) e y (rio) = rio de morcegos. Presume-se que a designação do nome da cidade tenha sido inspirada pela presença de grandes grutas.

O descobrimento daquelas terras data de 1845 ou 1846. Deve-se ao ciclo dos minérios a colonização ali, cabendo ao capitão José de Figueiredo, seus dois filhos, genro e alguns escravos, procedentes de Santa Isabel do paraguaçu, atual Mucugê. A penetração inicial no território visava a descobrir minas de diamante e de ouro.

Aqueles pioneiros obtiveram grandes resultados na exploração de pedras preciosas; todavia dez meses depois, acossados pelas febres, retiraram-se com destino a Grão-Mogol, onde difundiram a grande fama das minas de Andaraí, o que ocasionou a invasão da região por bandos de garimpeiros que ali se instalaram. Esses novos exploradores provinham das minas do Rio de Contas, de Caetité e de Bom Jesus do Rio de Contas.

As pedras preciosas continuavam a surgir em abundância, e os garimpeiros deixavam engravatados os leitos dos rios e dos riachos, os brejos, as encostas e os cumes das serras. Em compensação criou-se o núcleo geográfico no melhor, mais ativo e afamado garimpo.

Assim, nasceu Andaraí, que foi crescendo com a vinda de indivíduos de outras classes. Melhores edificações foram estabelecidas, criou-se o comércio local, indústrias de transformação foram introduzidas; construiu-se a capela.

O povoado continuou a desenvolver-se. A Lei provincial nº1811, de 11 de junho de 1878, criou o distrito de paz de Andaraí e o elevou a sede de paróquia, com território da frguesia de São João do Paraguaçu.
Seis anos depois, a Resolução imperial nº 2 439, de 15 de maio de 1884, fez que o povoado Xique-Xique fosse, também, sede de distrito de paz.

A povoação de Andaraí foi elevada à categoria de vila, pela Resolução provincial nº 2 444, de 19 de maio do mesmo ano, e o território elevou-se a município do mesmo nome, composto pelos distritos de Andaraí e Xique-Xique, sendo desmembrados de Santa Isabel do Paraguaçu (atual Mucugê).

Site oficial da cidade