Almadina-Bahia

Almadina-Bahia.jpg

Almadina é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2007 é de 6.604 habitantes. Almadina é uma cidade hospitaleira, onde nos meses de junho e julho acontecem as festividades juninas, São Pedro e São João. Almadina é uma cidade muito fria que chega a menos de 10 °C no mês de junho e julho. A cidade é cercada por lindas serras típicas da Mata Atlântica. Fica perto das cidades de Coaraci, Itajuípe, Itabuna e Ilhéus, onde a estrada é asfaltada e 80% em ótimo estado. Fica próxima também às cidades de Floresta Azul, Ibicaraí e Ibicuí, onde a estrada é de chão e trechos da ligação encontram-se em péssimo estado.

Almadina.png

História

O desbravamento do município ocorreu no início do século XIX, com a chegada de aventureiros à procura de terrenos férteis para a prática agrícola. Formou-se, então o Povoado de Pouso Alegre, que tornado vila em 1953, receberia a denominação de Almadina, integrando o Município de Coaraci.

O rio Almada nasce em Almadina e passa pelas cidades vizinhas, chegando a desaguar em Ilhéus; hoje o rio passa por um profundo estado de poluição, sendo submetido a despejo de lixo e esgoto, como também ao desmatamento nas suas matas ciliares e proximidades. A cidade de Almadina, antes chamada de Pouso Alegre, chegou no auge do cacau a ter 16.000 habitantes, hoje com o êxodo da população para metrópoles, a população não chega a 7.000 habitantes.

O município tem escolas municipais e estaduais bem conservadas e com um bom ensino, apesar de a nota geral da cidade no ENEM ter sido muito baixa. Possui uma boa população moradora universitária, com alunos nas principais faculdades da região, como UESC, UFSBA, UNIME e FTC. A população de Almadina também é relativamente muito pobre, dependendo até da importação de frutas, verduras, mercadorias, entre outros produtos. Os almadinenses recorrem a cidades vizinhas para muitas coisas.

O lazer dos habitantes fica por conta dos bares, lanchonetes, boate. A menos de 100 quilômetros encontra-se também as praias de Ilhéus, onde muitos optam por esta possibilidade. O incentivo e a oferta ao esporte são relativamente baixo, possuindo 4 quadras poliesportivas e um estádio municipal em condições ruins.

Atualmente a cidade conta com dois provedores locais de internet, a rádio e a cabo, com velocidades que variam entre 2 Mbpse 8 Mbps, além da Velox, da Operadora Oi. Também conta com sinal de celular GSM e 3G da Operadora Claro. A viação Rota liga Almadina a Coaraci, Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Floresta Azul e Ibicaraí.

Site oficial da cidade