Aiquara-Bahia

Aiquara-Bahia.jpg

Aiquara é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população estimada em 2010 era de 4.650 habitantes.

“Aiquara”, segundo Silveira Bueno, é vocábulo indígena que significa “o refúgio das preguiças”. Do tupi  ou ay: preguiça; e quara ou coara: refúgio, habitat. Tal etimologia também é aceita pelo tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro.

Aiquara.png

História

Até 1915, a área que hoje é a cidade de Aiquara era uma pequena propriedade rural chamada “Preguiça”, pertencente a Honorato José dos Santos. Em 1916, chegaram, a Preguiça, algumas pessoas em busca de novos mercados de trabalho, atraídas pela fertilidade do solo. O proprietário das terras doou partes da fazenda para construção de casas para os recém-chegados, iniciando um povoamento. Mais tarde, essas terras passaram para o domínio público com o nome de Arraial da Conceição. O aumento do número de moradores e a construção de casas residenciais e comerciais fez com que houvesse um plebiscito, em 1924, para mudar o nome local. O resultado foi o desaparecimento do antigo Arraial da Conceição e a aprovação do novo nome.

De origem indígena, Aiquara quer dizer “caminho da toca” (a cidade ficava na passagem para um lugarejo chamado Toca Bonita). Como povoado, Aiquara pertenceu à jurisdição de Itajuru (antigo Rio Branco, no município de Jequié) até 1932. Através do Decreto n.º 8 143, de 8 de setembro daquele ano, passou a categoria de distrito, estando subordinado diretamente ao município de Jequié. Em março de 1933, teve instalado o seu cartório de paz.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Aiquara, pelo Decreto Estadual nº 8143, de 08-09- 1932, subordinado ao Município de Jequié.
Em divisão administrativa referente ao ano 1933, o Distrito de Aiquara figura no Município de Jequié.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Aiquara, pela Lei Estadual nº 1671, de 12-04-1962, desmembrado de Jequié. Sede no antigo Distrito de Aiquara. Constituído do distrito
sede. Instalado em 07-04-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007

Emancipação política

A emancipação política de Aiquara foi fixada pela Lei Estadual nº 1.588, de 12 de abril de 1962, durante o segundo governo de Juracy Magalhães. Em 1969, foi fundado o primeiro ginásio de Aiquara pelo então prefeito Américo Souto e o professor Djalma Gomes da Silva.

Site oficial da cidade