Água Fria-Bahia

Agua-Fria-Bahia.jpg

Água Fria é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2018 era de 16.901 habitantes.

Agua-Fria.png

História

Município criado por força de Resolução Régia de 28.04.1727 com o nome de Vila de São João Batista de Água Fria. Posteriormente, Decreto Imperial de 1832 fez mudar sua sede para o arraial de Purificação (atual Irará), não tendo, porém, sido executado. Em 1842, Resolução Provincial extinguia o município e criava o de Purificação de Campos (atual Irará). O município foi restaurado por Lei Estadual de 13.07.1962, com território desmembrado de Irará. A sede, criada freguesia pelo Alvará Régio de 11.04.1718, o nome de São João Batista de Água Fria, foi elevada à categoria de cidade quando da lei que restaurava o município (PFL BAHIA, 2006).

O processo, a prisão e condenação de Santo Antônio das Queimadas pela justiça da época, é fato histórico e verídico. Apesar disso não foi possível aos pesquisadores encontrar elementos comprobatórios desse episódio, em virtude de não se saber do paradeiro dos documentos formadores desse famoso processo condenatório. Há controvérsias a respeito: uns dizem que o julgamento se deu na extinta comarca de Água Fria; outros, que teria ocorrido em Cachoeira.

No dia do padroeiro da cidade é realizada uma festa religiosa com missa, leilão e procissão em homenagem a São Sebastião no dia 20 de janeiro, tendo ainda o novenário que antecede a data. Também é realizada nesta data a festa profana, que recebe o nome de Caju Fest, devido ao município ser grande produtor de castanha e caju, tendo inclusive uma fábrica de beneficiamento de castanha, que ainda não entrou em funcionamento. Grandes atrações tocam na praça da matriz, em frente a histórica igreja da cidade, levando várias pessoas para a cidade, estima-se que 100 mil pessoas visitem a cidade nos três dias de festa.

Site oficial da cidade