Abaré-Bahia

Abare-Bahia.jpg

Abaré é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população estimada em 2018 era de 19.814 habitantes.

“Abaré” é um termo da língua tupi antiga que significa “padre”. Era o nome que os índios davam ao rio que formava o vale onde se acha a cidade. O nome “Abaré” foi conferido à cidade em 1891.

Abare.png

História

A região era primitivamente habitada por indígenas. Na primeira metade do século XIX, Nicolau Tolentino, procedente de Salvador, chegou para administrar terras recebidas de seu pai por doação, organizando a fazenda Abaré, local onde posteriormente edificou a capela de Santo Antônio. Em torno da construção religiosa, foram erguidas outras moradias, formando-se um povoado com a mesma denominação da fazenda.

Município criado com parte dos territórios dos distritos de Abaré e de Ibó, desmembrados de Chorrochó por força de Lei Estadual de 19 de julho de 1962. A sede foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município. E seu primeiro prefeito foi o jovem comerciante Edésio Tolentino.

Economia

Agricultura: 3º produtor baiano de cebola e produção expressiva de tomate. Na pecuária, destaca-se o rebanho ovino. Conforme registros na JUCEB, possui uma indústria, sendo o 144º lugar na posição geral do estado da Bahia, e 172 estabelecimentos comerciais, na 195ª posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 25 leitos. Registro de consumo elétrico residencial (Kwh/hab): 65,71 – 256º no ranking dos municípios baianos.

Site oficial da cidade