A Rede Social pt-br

A-Rede-Social-pt-br.jpg

A Rede Social pt-br é um filme estadunidense de 2010, do gênero drama biográfico, dirigido por David Fincher, com roteiro de Aaron Sorkin e Ben Mezrich baseado no livro de não ficção The Accidental Billionaires, de Ben Mezrich, que conta a história da criação da rede social Facebook e seus desdobramentos.

Nenhum funcionário da Facebook (nem mesmo o fundador Mark Zuckerberg, biografado no filme) se envolveu na produção, embora Eduardo Saverin tenha sido um consultor para o livro de Mezrich.

O filme apareceu em 78 listas de melhores filmes do ano, 22 delas como número um. Recebeu oito indicações ao Oscar.

Sinopse

O filme conta a história de Mark Zuckerberg, durante o desenvolvimento do Facebook e os processos judiciais que envolveram a empresa em sua formação. O filme se passa poucos anos depois, quando ele já era o mais jovem bilionário da história. O sucesso, porém, teria um preço.

Produção

Escolha do elenco

O elenco começou a ser escolhido no início de agosto de 2009, e foram abertas audições em vários estados norte-americanos. Jesse Eisenberg foi o primeiro anunciado como parte do projeto, em setembro do mesmo ano. Em uma entrevista para o Baltimore Sun, o ator comentou, “Mesmo que eu tenha feito parte de vários filmes maravilhosos, esse personagem Mark Zuckerberg parece ser o mais evidentemente insensível em tantos sentidos que deve ser o mais real para mim.

Eu não costumo interpretar pessoas insensíveis, estão é bastante confortável: novo e excitante, como se nunca tivesse que se preocupar com o público. Não que eu me preocupe de qualquer maneira – essa deve ser a menor coisa na sua cabeça”. Justin Timberlake e Andrew Garfield foram confirmados nos papéis de Sean Parker e Eduardo Saverin no mesmo mês. Em outubro de 2009, Brenda Song, Rooney Mara, Armie Hammer, Shelby Young e Josh Pence também foram escolhidos, assim como Max Minghella e Dakota Johnson, mais tarde.