20 Incríveis curiosidades sobre a Bahia

20-Incriveis-curiosidades-sobre-a-Bahia.jpeg

Confira quais são as Incríveis curiosidades sobre a Bahia. Quando a gente pensa na Bahia é comum vir à cabeça as paisagens bonitas, o colorido do pelourinho e a alegria das baianas dançando com roupas típicas. Embora o Estado tenha muito disso, a verdade é que as riquezas e a história da região vão muito além.

Como você vai conferir na lista, a terra natal dos baianos transpira cultura e é o berço da tradição brasileira. Mas, existe também uma Bahia contemporânea, que se destaca pelos produtos nobres que produz, como o cacau e o vinho (isso mesmo, vinho!).

20 Incríveis curiosidades sobre a Bahia

1- A Bahia é o estado com a maior porcentagem de negros do Brasil, é o estado onde mais nascem crianças negras.

 

2- As 10 maiores cidades da Bahia são: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas, Barreiras, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

 

3- Com quase três milhões de habitantes, Salvador, a capital baiana, é a terceira cidade mais populosa do Brasil. É também a oitava mais populosa da América Latina.

 

4- O primeiro lugar onde os colonizadores portugueses aportaram no Brasil foi na atual região de Porto Seguro.

 

5- Fundada em 1549 por colonizadores portugueses, Salvador é uma das 10 cidades mais antigas do Brasil.

 

6- Salvador foi capital do Brasil até 1763.

 

7- Um dos poucos castelos que ainda restam na América pode ser visto na Bahia. Batizado de Castelo Garcia D’Ávila, é possível visitar suas ruínas na praia do Forte, em Mata de São João.

 

8- Bahia é o estado com maior número de grupos ciganos do país.

 

9- A primeira escola de medicina do Brasil foi fundada em Salvador.

 

10- O carnaval baiano existe desde o século XVIII.

 

11- “Axé” é uma expressão comum no Estado, com origem no candomblé. Ela está ligada à força sagrada de cada orixá. Por isso, não é incomum a expressão ser usada em contextos que remetem desejo de força e de poder.

 

12- Além de comemorarem a Independência do Brasil em 7 de setembro, os baianos comemoram a Independência da Bahia em 2 de julho.

 

13- O ponto mais elevado do estado é o Pico do Barbado, com 2.033 metros, na Serra dos Barbados.

 

14- A Bahia é o estado brasileiro com maior litoral.

 

15- As cores da bandeira baiana são inspiradas nas da bandeira dos Estados Unidos. O triângulo é um símbolo maçônico.

 

16- A Bahia foi eleita como um dos 10 melhores destinos para se visitar em 2018, junto de lugares como as Ilhas Eólias, na Itália, e o Alasca, nos Estados Unidos. A seleção foi feita pelo famoso guia de viagens Lonely Planet.

 

17- O dendê, uma especiaria típica da culinária da região, se trata de um óleo, extraído do fruto da palmeira.

 

18- A Bahia é terra de grandes homens de letras. Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro e Castros Alves são apenas alguns dos escritores que nasceram no Estado.

 

19- E o que dizer da influência da Bahia na música brasileira? Estrelas como Caetano Veloso, Moraes Moreira, João Gilberto, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Betânia são apenas alguns bons exemplos de baianos ilustres.

 

20- O Estados é um relevante produtor de cacau brasileiro. Cerca de 90% de toda produção nacional está concentrada em terras baianas. Isso contribui para que o Brasil seja considerado o 4º do mundo na produção do fruto.

 

21- A região do Vale do São Francisco, na fronteira entre Bahia e Pernambuco, está se tornando uma forte referência na produção de vinho no Brasil. Fazem parte dessa região os municípios baianos de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro e Sobradinho, além pernambucanos Petrolina, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.

O sertão do Nordeste abastece, atualmente, 15% do mercado interno nacional e produz 8 milhões de litros de vinho por ano, sendo a 2ª maior região produtora da bebida do país. Além disso, é o único local em todo o mundo que produz duas safras de uva anuais: uva de mesa e uvas para a produção de sucos e vinhos.