10 Melhores aplicativos de mensagens

10-Melhores-aplicativos-de-mensagens.jpg

Confira os melhores aplicativos de mensagens. O objetivo é proteger melhor os usuários em um mundo da Internet onde as empresas de marketing estão cada vez mais tentando não apenas rastrear os usuários, mas também ler suas mensagens. Além disso, as mensagens privadas tradicionalmente envolvem cópias de suas sessões de bate-papo para serem salvas nos servidores da empresa , que podem ser expostas e publicadas online por um ataque de hack bem-sucedido.

As mensagens instantâneas criptografadas garantem privacidade e segurança, garantindo que apenas a pessoa para quem você está enviando as mensagens possa realmente lê-las. Um poderoso software de criptografia embutido nos aplicativos de mensagens significa que qualquer terceiro que intercepte essas mensagens não será capaz de lê-las.

10 Melhores aplicativos de mensagens

10-Wickr

10-Wickr.jpg

Fundado por defensores da privacidade e segurança em San Francisco em 2012, o Wickr foi um dos primeiros aplicativos de mensagens a adotar a criptografia de ponta a ponta. As mensagens são criptografadas por padrão e a empresa passa por auditorias de segurança regulares . A partir de 2017, o Wickr também é open source.

Existe uma versão gratuita do aplicativo Wickr, que permite até 10 usuários, e três níveis pagos que cobram até US $ 25 / mês, e permitem usuários ilimitados.

O Wickr tem vários recursos que tornam o aplicativo seguro, incluindo detecção de captura de tela , bloqueio de teclados de terceiros no iOS e garantia de que todos os arquivos excluídos sejam completamente irrecuperáveis.

9-Facebook Messenger

9-Facebook-Messenger.jpg

Embora a atitude do Facebook em relação aos dados do usuário tenha desanimado alguns usuários, o Facebook Messenger continua sendo uma escolha popular entre os melhores aplicativos de chat. E há uma boa razão para as pessoas continuarem com o serviço: o Messenger não só se baseia no amplo alcance do Facebook, permitindo que você envie mensagens para todos os seus amigos na rede social, como o Facebook continua a adicionar recursos. No ano passado, por exemplo, lançou o Facebook Messenger Rooms , um recurso de bate-papo por vídeo que comporta até 50 pessoas. Os usuários do Messenger agora podem conversar com pessoas no Instagram sem ter que abrir o aplicativo.

8-Cisco Jabber

8-Cisco-Jabber.jpg

Jabber e OTR são diferentes do resto do pacote: Tecnicamente falando, eles não são aplicativos de mensagens. Eles são dois protocolos que, quando empilhados um sobre o outro, fornecem uma plataforma descentralizada, gratuita, segura e de código aberto. Muitos aplicativos suportam Jabber com OTR, como Pidgin para Windows / Linux ou Adium para Mac . Você também pode baixar Tor Messenger e Chat Secure para o seu celular, ambos com suporte para Jabber.

7-Wire

7-Wire.jpg

O Wire é um aplicativo de mensagens colaborativas e de código aberto que possui uma versão gratuita e muitos recursos úteis: chamadas de vídeo totalmente criptografadas, compartilhamento seguro de arquivos, mensagens sincronizadas entre dispositivos e outros. Wire também oferece um plano de assinatura corporativa paga.

6-WeChat

6-WeChat.jpg

Com mais de 1 bilhão de usuários, o WeChat está procurando estender seu alcance globalmente além da China, onde se tornou um aplicativo de chat muito popular. 

O WeChat oferece aos usuários mensagens instantâneas móveis gratuitas, chamadas de vídeo e voz, chat em grupo e mensagens multimídia (imagens, vídeo, áudio, adesivos, etc). Até 500 pessoas podem participar dos bate-papos, enquanto o recurso Time Capsule oferece a capacidade de criar mensagens de vídeo que desaparecem após um dia.

O aplicativo também inclui recursos peculiares como “Radar de amigos”, “Pessoas próximas” e “Agitar” para encontrar rapidamente novas pessoas para bater um papo nas proximidades. Aplicativos Android Wear e Apple Watch também estão disponíveis se você quiser levar seus bate-papos para o seu pulso.

5-Threema

5-Threema.jpg

Ao contrário de muitos aplicativos desta lista, o Threema é um serviço de chat pago que usa E2EE para criptografar chamadas e textos. É parcialmente de código aberto e foi auditado várias vezes .

Threema gera uma chave exclusiva que permite usar o aplicativo anonimamente. Também é open source , o que geralmente significa que é mais seguro.

Threema diz que exclui as mensagens que você envia de seus servidores depois de entregues, mas não está claro se isso realmente acontece. Se você usar Threema, tenha em mente que o aplicativo reúne uma quantidade significativa de metadados que irá fornecer às autoridades governamentais se um pedido for feito.

4-ICQ Messengeer

4-ICQ-Messengeer.jpg

o ICQ New: Messenger & Chat é um aplicativo de rede social que permite chamadas gratuitas e bate-papo por vídeo via Wi-Fi. Mais de 90 divertidas máscaras faciais estão disponíveis para uso em bate-papos com vídeo. É possível bater papo em grupos grandes com até 30 pessoas ao mesmo tempo.

Leia a política de privacidade do desenvolvedor   para obter detalhes sobre como as suas informações (ou as de seus filhos) são coletadas, usadas e compartilhadas e quaisquer opções que você possa ter no assunto,  e observe que as políticas de privacidade e os termos de serviço mudam com frequência.

3-Telegram Messenger

3-Telegram-Messenger.jpg

O Telegram foi construído pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, exilados bilionários russos, anteriormente famosos pelo clone do Facebook Vkontakte (agora VK). Pavel Durov teve que deixar o VK em 2014 devido a uma disputa sobre a entrega de dados de usuários de manifestantes ucranianos. Consequentemente, os irmãos trocaram a Rússia por Berlim e fundaram o Telegram.

O Telegram recentemente ganhou popularidade por organizar protestos, principalmente porque permite grandes grupos de bate-papo de até 10.000 membros. Isso, por sua vez, chamou a atenção de atores estatais.

2-WhatsApp

2-WhatsApp.jpg

Brian Acton e Jan Koum fundaram o WhatsApp em 2009 originalmente para as pessoas publicarem atualizações de status, não muito diferente dos status do Facebook. Foi o recurso de mensagens, no entanto, que viu sua popularidade disparar, e o Facebook o comprou em 2014. O WhatsApp é criptografado de ponta a ponta, mas sua propriedade levantou preocupações sobre como poderia ser usado no futuro.

Em termos de segurança, o E2EE padrão do WhatsApp aumenta sua privacidade e segurança contra agentes mal-intencionados (o que poderia incluir seus proprietários do Facebook também). Falhas de segurança apareceram no passado, mas se os cibercriminosos violassem o WhatsApp hoje, eles não poderiam descriptografar suas conversas. Ele também possui muitos dos recursos que agora podem ser considerados padrão, como videochamada, mensagem de voz e compartilhamento de arquivos.

1-Signal

1-Signal.jpg

Née RedPhone, Signal se tornou a queridinha da comunidade de segurança da informação desde seu lançamento em 2014 e cresceu em popularidade também entre os usuários comuns. No entanto, ele ainda está longe de ter o mesmo número de usuários ativos que o WhatsApp.

Por padrão, o Signal fornece criptografia ponta a ponta para todas as chamadas de voz, chamadas de vídeo e mensagens instantâneas com seu próprio protocolo .

Essa tecnologia é 100% open source, o que significa que sua segurança é examinada por especialistas em segurança cibernética e sua tecnologia foi adotada por outros serviços de mensagens como WhatsApp e Skype também.

Para verificar se sua conversa com outra pessoa é privada, cada conversa do Signal tem um número de segurança de dispositivo exclusivo para verificar a segurança de suas mensagens e chamadas com contatos específicos. Isso é especialmente útil para evitar ataques man-in-the-middle – se um número de segurança muda com mais frequência do que você esperaria para alguém trocando de dispositivo ou reinstalando o Signal, por exemplo, pode indicar que algo está errado.

O Signal também permite que você proteja o aplicativo com uma senha para que possa proteger suas mensagens caso caiam em mãos erradas. Também existe a opção de enviar mensagens autodestrutivas.