10 Maiores estados do Brasil em território

10-Maiores-estados-do-Brasil-em-territorio.jpg

Confira as Maiores estados do Brasil em território. As Regiões Centro-Oeste e Norte, cada uma possui três estados na lista, a Região Nordeste dois estados e a Região Sul e Região Sudeste cada um com um estado. Desde a Proclamação da República quando as províncias do Império foram convertidas em Estados, muita coisa mudou e desde a Constituição de 1988 quando foram inseridos em patamar de estados Roraima, Amapá e Tocantins, pequenas modificações territoriais nos estados foram feitas e nos demais anos, houve pouca alteração, fato causado principalmente pela não divisão do estado do Pará em três partes.

Maiores estados do Brasil em território

10-Tocantins – 277.720,404 km²

Tocantins é o estado mais novo do Brasil, sendo fundado em 5 de outubro de 1988, tendo Palmas como capital, fazendo divisa com seis estados e possuindo 139 municípios. Localizado na região Norte do país, seu nome surgiu por causa do rio Tocantins, que corta o estado de norte a sul. Um dos motivos desse estado nascer, foi a necessidade de Goiás de se separar dessa região, porque enquanto o sul se desenvolvia, a região norte era muito atrasada em relação à indústria e ao agronegócio, e para não atrapalhar o desenvolvimento de todo o estado de Goiás, houve essa separação.

9-Rio Grande do Sul – 281.707,151 km²

O Rio Grande do Sul faz divisas com Santa Catarina, Uruguai, Argentina e é banhado pelo Oceano Atlântico a leste. Possui 497 municípios e sua capital é Porto Alegre. As serras do estado atraem muitos turistas tanto no inverno como no verão, e no Vale dos Vinhedos, está a maior concentração de produtores de vinho do país. Algumas cidades são muito visitadas no inverno principalmente pelas decorações natalinas e a possibilidade de queda de neve. A Praia do Cassino é considerado o balneário marítimo mais antigo do Brasil, e em 1994 chegou a ser considerado pelo Guinness Book a maior praia do mundo, título que hoje pertence a Nine Mile Beach na Austrália.

8-Maranhão – 329.642,170 km² 

O estado do Maranhão localizado na região Norte do Brasil, faz divisa com três estados e ao norte é limitado pelo Oceano Atlântico, aonde possui o segundo maior litoral do país. Contém 217 municípios e sua capital é São Luís. Sua diversidade de ecossistemas é a maior do país, devido a sua mistura de aspectos geográficos, e os Lençóis Maranhenses é a maior região de dunas do mundo em local não-desértico. Os principais pontos turísticos são o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o Centro Histórico de São Luís e de Alcântara, o Delta do Parnaíba e as Florestas dos Guarás.

7-Goiás – 340.125,715 km²

O estado de Goiás integra o Centro-Oeste brasileiro e faz divisa com cinco estados e o Distrito Federal. A capital é Goiânia e possui 246 municípios, com 29 deles da região leste, fazendo parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo, com suas águas brotando do chão com temperaturas de 43º a 70º, e com suas centenas de piscinas termais em clubes e hotéis, é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.

6-Mato Grosso do Sul – 357.145,535 km²

Mato Grosso do Sul é delimitado por cinco estados brasileiros e faz parte do Centro-Oeste. Composta por 79 municípios, a capital é Campo Grande e a parte noroeste do estado é composta pelo Pantanal. Devido a sua biodiversidade, possui vários atrativos naturais, principalmente no Pantanal e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Em 1977 foi iniciado a desmembração de Mato Grosso e concretizado em 1979, mesmo com o histórico desejo da região norte de não querer a separação, com o receio de que a economia regredisse.

5-Bahia – 564.722,611 km²

O estado da Bahia localiza-se na Região Nordeste do Brasil, tendo como capital Salvador, uma das maiores cidades brasileiras. Faz divisa com oito estados, além de ser banhado pelo Oceano Atlântico, possuindo assim a maior extensão litoral entre todos os estados. Sendo o maior estado do Nordeste, também possui o maior número de municípios, 417 no total. A Chapada Diamantina, o Recôncavo baiano e outras belezas naturais, possuem grande potencial no turismo, além do que, a Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros segundo pesquisas, ficando muito a frente de Pernambuco e São Paulo, que seguem na preferência.

4-Minas Gerais – 586.521,121 km²

Minas Gerais é o quarto maior estado e o segundo mais populoso do Brasil. Localizado na Região Sudeste, sua capital é Belo Horizonte e contém 853 municípios, a maior quantidade dentre todos os estados do país, e sua área territorial é limitada por sete estados. Como o próprio nome do estado já diz, a história de Minas Gerais foi marcada pelo minério, principalmente o do ouro, e foi formulado em 2001 a Estrada Real, um circuito turístico que passa por caminhos aonde foi transportado o ouro das minas.

3-Mato Grosso – 903.206,997 km²

O estado do Mato Grosso é o maior da Região Centro-Oeste e faz divisa com seis estados brasileiros e a oeste com a Bolívia. Está dividido em 141 municípios e a capital é Cuiabá, que devido a sua localização de latitude e longitude, é considerada o coração da América do Sul. O Governo Federal separou esse estado do Mato Grosso do Sul, alegando a dificuldade de administração de um governo em uma área tão grande, além das diferenças naturais entre o norte e o sul.

2-Pará – 1.245.759,305 km² 

O estado do Pará é composto por 144 municípios e sua capital é Belém. Faz divisa com 6 estados do país e dois países ao norte, Suriname e Guiana, além de ser banhado pelo Oceano Atlântico. A área territorial do Pará, é maior que toda a Região Sudeste do Brasil e a sua vegetação é predominada pela Floresta Amazônica. Infelizmente o maior índice de desmatamento vem desse estado, e o município de Melgaço na Ilha de Marajó, tem a pior qualidade de vida do país. Em um plebiscito realizado em 2011, 66,6 % da população paraense rejeitou a divisão do estado em Pará, Carajás e Tapajós.

1-Amazonas – 1.559.168,117 km² 

Na primeira posição dos maiores estados do Brasil em território, o Amazonas é possuído por 62 municípios, tem como capital a cidade de Manaus, e faz divisa com cinco estados brasileiros além de Peru, Colômbia e Venezuela. É no Amazonas que está localizado o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina. Grande parte da extensão territorial desse estado está coberta pela Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. O nome do estado se deu pelo rio que o corta, o rio Amazonas, que em 1541, um capitão espanhol teria lutado com índias guerreiras e as assemelhou às amazonas da mitologia grega.