10 Maiores cidades do Brasil em população

10-Maiores-cidades-do-Brasil-em-populacao.jpg

Confira as Maiores cidades do Brasil em população. Apenas a partir da décima terceira maior cidade brasileira, esse quadro muda, com Guarulhos ocupando essa posição, seguida por Campinas. O ranking que foi divulgado pelo IBGE, mostra que a população brasileira que é a quinta mais populosa do mundo e também em território, atingiu a marca de mais de 208,494 milhões de habitantes, dentro dos seus 5570 municípios, com 317 com mais de cem mil habitantes e 17 cidades com mais de um milhão de pessoas.

Maiores cidades do Brasil em população

10-Goiânia- 1,495 milhão

A cidade de Goiânia subiu uma posição em relação aos dados do ano anterior, ultrapassando Porto Alegre, que inclusive perdeu duas posições e agora está em décimo segundo, com Belém sendo o décimo primeiro. A segunda maior cidade do Centro-Oeste, atingiu um milhão de habitantes em 1996 e ela é a décima terceira maior região metropolitana do país.

9-Recife – 1,637 milhão

A cidade de Recife foi a quarta do Brasil a atingir um milhão de habitantes, fato que ocorreu no censo de 1970, mas devido possuir uma área territorial relativamente menor em comparação com outras grandes cidades, caiu em seu crescimento. Já a região metropolitana está entre as seis maiores do país.

8-Curitiba – 1,917 milhão

Curitiba é a oitava maior cidade do Brasil e a maior da Região Sul. Nos séculos 19 e 20, a cidade começou a receber imigrantes europeus, do Japão e Oriente Médio e atualmente a migração vem principalmente de paulistas, fluminenses, mineiros, gaúchos e catarinenses. No censo de 1980, a população já ultrapassava os um milhão de habitantes. A região metropolitana é a nona maior do país.

7-Manaus – 2,145 milhões

Manaus é a maior cidade da Região Norte e entre as capitais do Brasil, foi a que apresentou o maior crescimento populacional nas últimas décadas. A partir da instauração do Polo Industrial de Manaus em 1967, a população dessa cidade cresceu consideravelmente e em 1990, já ultrapassava um milhão de habitantes. A região metropolitana é a décima primeira maior.

6-Belo Horizonte – 2,501 milhões

Belo Horizonte é a sexta maior cidade do Brasil e é bastante miscigenada, com a maioria sendo ancestrais de europeus, principalmente de portugueses e em menor escala de italianos, seguidos por ancestrais de africanos, pois no século 18, o estado mineiro possuía a maior população escrava do Brasil. A região do Grande Belo Horizonte, é o terceiro maior aglomerado urbano do país.

5-Fortaleza – 2,643 milhões

A cidade de Fortaleza é a quinta maior do Brasil e segunda da Região Nordeste. No censo de 1980, já possuía mais de um milhão e trezentos mil habitantes e a densidade demográfica do município é a maior do país. Já a região metropolitana é a sétima maior.

4-Salvador – 2,857 milhões

Salvador é o município mais populoso do Nordeste e o quarto maior do Brasil. Alcançou um milhão e sete mil em sua população, no censo de 1970. Possui a oitava maior região metropolitana do país. A agência de notícias e mídia financeira Bloomberg, prevê que Salvador será em 2025, a segunda cidade mais povoada do mundo.

3-Brasília – 2,974 milhões

A capital federal Brasília é a maior cidade do mundo construída no século 20. No censo realizado em 1980, a capital do Brasil, já possuía mais de um milhão e duzentos mil habitantes. O termo Brasília, normalmente é usado para designar todo o Distrito Federal em publicações demográficas, pois este possui mais 30 regiões administrativas, que são chamadas de cidades-satélites, mas não são municípios. Além das fronteiras do DF, temos a região do Entorno, que compõe cidades do Goiás e Minas Gerais, que formam a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, que é a quarta região metropolitana mais populosa do país.

2-Rio de Janeiro – 6,688 milhões

A cidade do Rio de Janeiro é a segunda maior do Brasil tanto na região municipal, como na região metropolitana. No censo de 1920, já tinha mais de um milhão e cem mil habitantes. A cidade maravilhosa tem a segunda maior população portuguesa do mundo, depois de Lisboa e no ano de 2019, foi eleita a primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco.

1-São Paulo – 12,176 milhões

A primeira das maiores cidades do Brasil pelos dados do IBGE, é também a maior da América-Latina e está também entre as dez maiores do mundo. A Grande São Paulo, é a maior região metropolitana do país. O município paulista atingiu um milhão de habitantes na década de 1930 e em 1960, superou o Rio de Janeiro como a cidade brasileira mais populosa. Ela também é a mais multicultural do Brasil, com uma diversidade entre as maiores do mundo.