10 Línguas mais faladas no mundo

10-Linguas-mais-faladas-no-mundo.jpg

Confira as Línguas mais faladas no mundo. Embora tenhamos uma boa ideia de quantas pessoas falam as principais línguas do mundo, determinar onde elas são mais faladas pode ser complicado. Os países geralmente têm idiomas oficiais com status legal, mas também existem designações adicionais – incluindo idiomas regionais, idiomas minoritários, idiomas nacionais e idioma amplamente falado – que indicam que um idioma é falado por uma parcela considerável da população de um país.

Línguas mais faladas no mundo

10-Francês – 229 M

Outra língua românica, o francês é muito usado em todo o mundo devido às muitas conquistas e assentamentos da França. Iniciado pela tribo germânica de francos, incorpora alemão e latim e é falado em territórios que eram o lar da tribo, bem como em colônias posteriores da França.

No Canadá, o francês é um dos dois idiomas oficiais. No Quebec, 78,4% dos habitantes falam o idioma como língua materna.

9-Português – 229 M

Atualmente, o português é língua oficial de oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste).

Apesar da incorporação de vocábulos nativos e de modificações gramaticais e de pronúncia próprias de cada país, as línguas mantêm uma unidade com o português de Portugal.

Brasil é o único país de língua portuguesa na América. Durante o período colonial, o português falado no Brasil foi influenciado pelas línguas indígenas, africanas e de imigrantes europeus. Isso explica as diferenças regionais na pronúncia e no vocabulário verificadas, por exemplo, no nordeste e no sul do país. Apesar disso, a língua conserva a uniformidade gramatical em todo o território.

8-Bengali – 261 M

Em Bangladesh, quase 100 milhões de pessoas falam bengali, a língua indo-ayrana do país. Outros 85 milhões falam na Índia, principalmente nos estados de Bengala Ocidental, Assam e Tripura.

Como muitos idiomas nesta lista, o bengali se espalhou pelo mundo graças às grandes comunidades de imigrantes de Bangladesh e da Índia no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Oriente Médio.

7-Russo – 267 M

A Rússia é um país grande e era ainda maior quando era a União Soviética – portanto, não é de surpreender que o russo seja uma das línguas mais faladas no mundo. Seus palestrantes podem ser encontrados não apenas na Rússia moderna, mas em nações que receberam a independência quando a União Soviética entrou em colapso, como a Polônia e a República Tcheca.

6-Malaio – 281 M

O indonésio é o dialeto malaio mais utilizado, falado por cerca de 170 milhões de pessoas. O malaio padrão, em comparação, é falado por cerca de 18 milhões de pessoas.

Acredita-se que o malaio tenha começado na ilha asiática de Bornéu por volta de 1000 aC.

5-Árabe – 422 M

Língua semítica da Península Arábica, o árabe começou como uma língua usada por tribos nômades para conversar entre si. Hoje, é particularmente dominante no Oriente Médio e nos países asiáticos e africanos próximos.

Embora o hebraico, um idioma semelhante , tenha começado com tribos na mesma área, ele não é considerado árabe, pois foi influenciado pelos dialetos eslavo, romano e alemão. É falado em Israel e por comunidades judaicas em todo o mundo, enquanto o árabe é usado principalmente em comunidades muçulmanas.

4-Hindi – 544 M

O hindi é falado por muitas pessoas em grande parte porque é uma língua oficial na Índia, o segundo país mais populoso da Terra. O urdu, um idioma oficial no país vizinho do Paquistão, é mais frequentemente falado nas comunidades muçulmanas.

3-Espanhol – 661 M

A língua espanhola estendeu seu alcance rapidamente ao redor do mundo, com conquistas para descobrir novas terras. Comumente encontrado na América do Sul, América Central e no Caribe, hoje é falado por milhões de pessoas em muitos países diferentes.

A maioria dos falantes de espanhol no mundo está no México. Do outro lado da fronteira, nos Estados Unidos, onde o inglês é a língua oficial, 41 milhões de pessoas falam espanhol como primeira língua. Quase 12 milhões de americanos também são bilíngues.

2-Mandarim – 1,3 B

De todas as 297 línguas vivas faladas na China , o chinês mandarim é de longe o mais comum, com 1,3 bilhão de falantes. (Como ponto de comparação, o segundo idioma mais prevalente, o Wu – veja o número 21 desta lista – é falado por 80 milhões de pessoas.)

Há muito debate sobre o mandarim eventualmente ultrapassando o inglês para se tornar o idioma dos negócios internacionais, mas como a maioria das pessoas fora da Ásia não possui um entendimento básico do mandarim, os especialistas não prevêem que isso aconteça.

1-Inglês – 1,5 B

A língua inglesa remonta ao século V dC, quando as tribos germânicas invadiram a ilha da Grã-Bretanha. Hoje, quase 1,5 bilhão de pessoas falam isso , incluindo 480 milhões de falantes nativos de inglês. São 20% do mundo!

Como o idioma mais falado no mundo, o inglês também é considerado o idioma oficial dos negócios internacionais.